top of page
  • Foto do escritorJanete Dias

O que é psicoterapia?


A psicoterapia é um trabalho realizado por um profissional com formação superior em Psicologia e especializado no atendimento clínico. A psicologia tem hoje diversas áreas de intervenção, entre elas a psicologia jurídica, organizacional, escolar, hospitalar, clínica e social.

Dessa forma, psicólogo clínico, também chamado de psicoterapeuta, atua na área de saúde mental.

E o que faz o psicoterapeuta?

Ele atende em seu consultório, clínica ou instituição pessoas que necessitam de apoio, orientação ou tratamento psicológico. Estas procuram esse atendimento espontaneamente ou por meio da indicação de outro profissional, em geral, da área de saúde – médico, fonoaudiólogo, nutricionista e fisioterapeuta, entre outros.

As pessoas procuram pela psicoterapia quando estão em estado de sofrimento emocional ocasionado por perdas, depressão, pânico e diversas doenças emocionais; ou, por vezes, ao necessitarem de apoio ou orientação na organização de suas atitudes e de suas emoções. Esse tipo de terapia é também essencial quando precisam desenvolver um melhor controle de seus impulsos, medos e ansiedades.

Existe nos tempos atuais uma grande tendência do ser humano para a reclusão. Isso porque as pessoas se sentem muito sós ou se isolam, se fecham no seu próprio mundo em razão de dificuldades de relacionamento. Assim, chegam muitas vezes a adoecer por não ter com quem compartilhar seus sentimentos. Muitas pessoas percebem que somente na psicoterapia uma possibilidade única de, de fato, terem suas necessidades ‘ouvidas’.

Nesse momento, por meio da terapia, o psicólogo estabelece com o paciente uma relação de ajuda em que ele se compromete, de forma técnica e ética, a ouvir, refletir e atuar utilizando-se de conhecimentos adquiridos por meio de seus estudos e de sua experiência profissional.

O tempo do tratamento psicológico – da psicoterapia – é bastante variável. Os benefícios ou o bem-estar do paciente podem manifestar-se de forma rápida, ou, de acordo com a complexidade da doença, pode alongar-se. Uma vez que o principal objetivo do tratamento é a evolução da consciência do paciente, em geral, a “alta”, ou o seu término, também é um processo de reflexão e de análise em conjunto: paciente e terapeuta observam o processo de evolução e a necessidade de término desse processo.

Por tudo o que se viu aqui, é possível afirmar que a psicoterapia tem como objetivo desenvolver no paciente a consciência e a capacidade de utilizar seu próprio “núcleo curador”, núcleo este que representa ou é composto de todos os recursos que o ser humano possui para buscar sua saúde física e mental – a capacidade de fazer escolhas conscientes e saudáveis, bem como de estar atento às suas reais necessidades naturais.

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page