Onde utilizar a Grafologia?

2 Mar 2016


No Brasil a Grafologia é utilizada de forma mais frequente na Empresa e na Orientação Profissional. 

Na Empresa

Utiliza-se a Grafologia no Recrutamento e na Seleção de Pessoal, no Diagnóstico Organizacional, no Planejamento de Carreira. Conhecendo o perfil do colaborador a empresa pode investir com maior objetividade em treinamentos técnicos e comportamenta

 

is, bem como direcionar o potencial de cada um de seus colaboradores para áreas mais produtivas e adequadas ao perfil de cada um. Consegue também avaliar através deste perfil, problemas de relacionamento entre membros de equipe, entre equipes e líderes, enfim, pode "mapear" a rede de relacionamentos internos e buscar soluções. 

Na Orientação Profissional

É possível utilizar a Grafologia para realizar uma análise comparativa entre o Perfil Grafológico do indivíduo (levantamento de seus potenciais e de suas características de personalidade) e as características necessárias aos diversos campos de atuação profissional. O ideal para uma boa adaptação profissional é que haja um equilíbrio entre as tendências, potenciais e interesses pessoais e as exigências de determinado perfil profissional em relação ao mercado de trabalho. Ter consciência de suas habilidades e de suas limitações acelera o processo de desenvolvimento profissional. (veja artigo "Tempo de difíceis escolhas")

É importante ressaltar que a Grafologia é um instrumento a ser utilizado por profissionais, sendo imprescindível que este profissional tenha capacidade técnica (conhecimento de grafologia e de psicologia) e ética em sua atuação. 

De acordo com o CRP/6 região, esta prática está em estudo e necessita de pesquisa para uso na avaliação psicológica.

Sendo assim, a Grafologia, seu estudo e utilização não estão restritos aos psicólogos, até porque sua história iniciou-se em paralelo à história da psicologia, ainda que ambas, hoje, caminhem juntas na tentativa de compreender o ser humano em toda a sua amplitude e complexidade. 

Indicação de leituras:

A Grafologia e a Empresa
Autor: Maria Lucia Mandruzato
Editora: Qualimark

A Grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal
Autor: Paulo Sérgio de Camargo
Editora: Ágora

Please reload

Artigo em Destaque

O que é psicoterapia?

31 Jan 2017

1/10
Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Arquivos
Please reload

Procurar por tags